Oportunidades para Alunos da UCPel

A UCPel busca oferecer a maior quantidade e variedade possível de oportunidades para estudo fora do Brasil, a fim de atender as diversas condições e necessidades de nossos alunos, para tanto, além de sempre buscarmos novas oportunidades através de parcerias com outras Instituições de Ensino Superior e empresas que atuam na área, também estamos sempre à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os programas que já oferecemos e, se necessário, auxiliar na busca de novas oportunidades, caso as existentes não atendam suas necessidades.

Nesta página resumimos algumas das modalidades oferecidas com maior regularidade, mas como descrito acima, não estamos restritos a estas e havendo qualquer dúvida em relação a qualquer programa de estudo no exterior oferecido pela UCPel ou que permita a participação de nossos alunos, descrito ou não nesta página, basta entrar em contato conosco.

Mobilidade Acadêmica

A mobilidade acadêmica é a modalidade que permite alunos da UCPel estudar por um semestre letivo, de acordo com cada caso, em uma Instituição de Ensino Superior conveniada.

Os alunos que não possuem bolsa ficam isentos do pagamento de mensalidades na UCPel durante o semestre da mobilidade acadêmica, já os alunos bolsistas devem entrar em contato a fim de verificar as condições para realização da mobilidade acadêmica, pois ainda que todas as modalidades de bolsa permitam a sua realização, cada uma destas modalidades possui diretrizes diferentes, logo preferimos informar os alunos diretamente.

Frisamos que a realização da mobilidade acadêmica é permitida a todos os alunos, bolsistas ou não, que se encaixam nos requerimentos estabelecidos para cada oportunidade, o contato solicitado acima é simplesmente para que possamos explicar detalhadamente a situação da bolsa durante a mobilidade acadêmica.

Ademais, salvo quando informado em edital, os alunos em mobilidade acadêmica também ficam isentos de mensalidades na IES de destino.

Para cursos de graduação, semestralmente lançamos editais com vagas oferecidas pelas IES já conveniadas a UCPel, ainda assim, como citado anteriormente as possibilidades não ficam restritas a estes editais, estamos sempre à disposição para buscar novas oportunidades.

Já para cursos de pós-graduação, embora possam ser lançados editais com vagas previamente cedidas a UCPel em certas ocasiões, uma vez que existe maior especificidade nas áreas de estudo, a obtenção de vagas anterior a manifestação de interesse do aluno é bastante difícil, logo, orientamos os alunos de pós-graduação interessados em realizar um período de estudos no exterior a fazer contato com a maior antecedência possível, assim teremos uma maior chance de encontrar oportunidades adequadas.

Estágios

estagio

Através de convênios e contatos estabelecidos pela UCPel, conseguimos proporcionar a nossos alunos com oportunidades de estágios em várias Instituições no exterior.

Sempre que nos é comunicada alguma oportunidade, fazemos o possível para divulgá-la aos alunos das áreas as quais cada oportunidade é orientada, ainda assim, existem várias opções que estão sempre disponíveis para candidatura, logo orientamos que todos os alunos interessados em estagiar no exterior façam contato conosco, assim podemos informar melhor sobre as oportunidades disponíveis ou até auxiliar na busca por alguma outra.

Também aproveitamos para comunicar que, diferente da mobilidade acadêmica, a realização do estágio não isenta o aluno do pagamento de mensalidades na UCPel, uma vez que a matrícula no semestre permanece ativa. Fatores como a frequência nas aulas ou realização de avaliações, que por ventura possam ser prejudicados devido à realização dos estágios, serão tratados caso a caso com a coordenação do curso do aluno.

Cursos

Com objetivo de proporcionar aos nossos alunos experiências que normalmente não são possíveis através do meio acadêmico, a UCPel tem firmado convênios com empresas que oferecem cursos complementares no exterior, que variam desde cursos de línguas até cursos de gestão.

Através destes convênios, os alunos da UCPel têm vantagens, como bolsas de estudos, integrais e parciais, assim como descontos nos cursos e demais serviços oferecidos pelas empresas conveniadas, além de promoções exclusivas.

Reiteramos que, salvo quando explicitamente citado, a UCPel não possui envolvimento algum com os programas e cursos oferecidos pelas empresas conveniadas, servindo somente como uma plataforma para divulgação dos mesmos. Abaixo estão listadas as empresas conveniadas.

Processos de Seleção e Candidatura

Cada oportunidade divulgada possui seu próprio processo de seleção e candidatura, com particularidades que variam de acordo com as condições e requerimentos da Instituição que oferece tal oportunidade.

Desta forma, é impossível fornecer um guia passo-a-passo do processo inteiro, desta forma, oferecemos a lista de documentos necessários para inscrição junto a divulgação de cada oportunidade e, realizado este período inicial de inscrição, mantemos os candidatos atualizados acerca do andamento do processo através do e-mail informado.

De forma geral, em um primeiro momento a UCPel faz uma avaliação de cada candidato, levando em consideração diversos fatores, como por exemplo: se o candidato preenche os requisitos iniciais necessários, se a oportunidade possui relevância para sua formação, se o candidato poderá retomar seus estudos na UCPel sem prejuízo após o retorno e assim por diante.

Uma vez que o candidato seja aprovado nesta avaliação interna, o mesmo é nomeado para a Instituição de destino, que fará sua própria avaliação, inclusive podendo solicitar mais documentos.

Sendo aprovado em ambas avaliações, o aluno é comunicado de seu aceite final, ainda assim, o mesmo é informado acerca de todo andamento do processo após a realização de sua inscrição, e tem toda liberdade para fazer contato em qualquer etapa do processo caso tenha qualquer dúvida.

Editais

Resultados