Extensão 2021

40 projetos ativos
+ de 500 alunos bolsistas ou voluntários e 150 colaboradores
Impacto social em aproximadamente 50 mil pessoas

Programas e Projetos de Extensão

A ação extensionista é compreendida como a prática acadêmica que interliga a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da comunidade, possibilitando a formação de profissionais aptos a exercerem a sua cidadania. Concretiza o compromisso da comunidade acadêmica em contribuir para o desenvolvimento da região, realizando efetivo exercício teórico-prático.

PROGRAMA de Apoio as Práticas Patrimoniais

Área: Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas

O objetivo geral do programa é ser um centro de apoio para a documentação, educação, reconhecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural de Pelotas e região. Se organiza a partir de três linhas com o objetivo de contemplar as demandas existentes, a saber: a documentação das construções histórico-culturais, a educação para o patrimônio e a qualificação do patrimônio cultural. A documentação é responsável pelos levantamentos e diagnósticos relacionada diretamente as disciplinas do curso, para este período está previsto inicialmente a finalização do trabalho no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera e posteriormente novas edificações. A educação para o patrimônio está focada na elaboração de material e atividades para conscientização e valorização frente a comunidade do tema, para esse período estão previstos a continuidade do projeto Pelotas de Papel com a elaboração de maquetes e livros. A qualificação através de ações especificas como propostas e estudos, incialmente será desenvolvido a proposta de intervenção no Parque Dom Antônio Zattera, Pelotas/RS, em parceria com o Programa Sustentabilidade no Habitat Social, integrando saberes e fortalecendo a consolidação do Núcleo de Extensão do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e o reconhecimento do Patrimônio Cultural do município de Morro Redondo.

apoio as práticas patrimoniais

PROGRAMA Atenção Fisioterapêutica na Comunidade

Atenção fisioterapêutica na comunidade

Área: Fisioterapia

Oferecer à comunidade pelotense atenção fisioterapêutica especializada nas áreas de Fisioterapia: Esportiva; Saúde do Trabalhador, Saúde do Idoso e da Mulher, pacientes em Hemodiálise/HUSFP e pacientes acometidos Pós COVID19.

PROGRAMA Atenção Materno Infantil nos serviços de saúde da UCPel

Aconchego: fortalecendo vínculos para o desenvolvimento e proteção dos primeiros primeiros mil dias de vida

Área: Odontologia

Promover e proteger o desenvolvimento integral dos primeiros primeiros mil dias de vida através de ações com gestantes, mães e familiares de crianças com até dois anos de idade. O projeto “Aconchego: fortalecendo vínculos para o desenvolvimento e proteção dos primeiros primeiros mil dias de vida” se iniciou no ano de 2020 a partir das ações desenvolvidas em 2019 no Agosto Dourado, a partir de uma força tarefa contando com professores do CCS e das áreas de comunicação e moda da UCPel, além de organização e participação efetiva da equipe NASF-AP e do projeto PEX 1000 dias. Em seu primeiro ano, o projeto teve que sofrer adaptações por conta da pandemia COVID-19, porém permaneceu com o seu intuito de promover saúde materno-infantil e capacitar alunos e profissionais para atuação nessa área. O projeto em geral visa fortalecer vínculos afetivos entre cuidadores e crianças, estimular boas práticas de parto e nascimento, estimular e proteger a amamentação conforme as recomendações da OMS e promover o trabalho em equipe multiprofissional e a interação entre diversos cursos da UCPel. A partir de ações e interações com grupos de gestantes, o projeto busca promover saúde materno-infantil na comunidade e, a partir do uso de diferentes ferramentas e estratégias, como por exemplo o uso do sling, consolidar a autonomia da mãe, incentivar o suporte da família e dos cuidadores e promover o desenvolvimento saudável da criança.

atenção materno infantil aconchego

Atenção odontológica nos primeiros mil dias de vida: promoção da saúde bucal materno infantil nos serviços de saúde da Universidade Católica de Pelotas

ATENÇÃO MATERNO INFANTIL NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA UCPEL-ATENÇÃO ODONTOLÓGICA

Área: Odontologia

Com o objetivo de promover a saúde bucal nos primeiros mil dias de vida (da gestação aos dois anos idade) nos serviços de saúde da UCPEL, o projeto foi criado em 2018 e já contou com a participação de mais de 30 alunos do Curso de Odontologia e prestou atendimento para mais de 300 famílias. No ano de 2020, a partir das nossas ações referentes ao Agosto Dourado, foi criado o Programa de Extensão composto pelo Pex 1000 dias e pelo Aconchego. As ações do Pex 1000 dias compõem: Pré-natal odontológico das gestantes atendidas nos serviços de saúde da UCPel; primeira consulta odontológica dos bebês com até dois anos de vida atendidos nos serviços de saúde da UCPel; ações coletivas de educação em saúde; educação continuada para acadêmicos e profissionais da saúde. Devido ao distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19, as ações não foram desenvolvidas presencialmente em 2020 e ao que tudo indica, esse será o nosso desafio ainda em 2021. Apesar disto, estamos focando nas ações de educação continuada e verificando a possibilidade do retorno aos atendimentos presenciais.

PROGRAMA Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel)

Área: Centro de Ciências da Saúde

Promoção de saúde do idoso na sua integralidade, biopsicossocial e cultural, por meio de diversas ações de diferentes áreas do conhecimento que contribuam para uma melhor qualidade de vida dessa população.

CETRES

PROGRAMA Direito na Comunidade

Balcão do Consumidor

Área: Direito

Atendimento jurídico aos integrantes das relações jurídicas de consumo – consumidores e fornecedores – em quatro frentes: (a) educação jurídica para o consumo, (b) elaboração de reclamações administrativas, (c) promoção de seções judiciais de conciliação e (d) propositura de ações judiciais.

CAJIR – Clínica de Atendimento Jurídico a Imigrantes e refugiados

Área: Direito

Constituir uma clínica jurídica com objetivo de prestar atendimento jurídico aos refugiados e imigrantes, prestando orientação jurídica sobre direito migratório favorecendo a regularização migratória, documental e estudantil. Construir cartilhas informativas sobre os direitos migratórios e as formas de encaminhamento das demandas. Construir instrutivos destinados aos profissionais que trabalham com imigrantes e refugiados. Construir curso sobre Direito Migratório a ser ministrado junto as instituições parceiras.

Direito na Rua

DIREITO NA COMUNIDADE - DIREITO NA RUA

Área: Direito

O projeto propõe-se a prestar assessoria jurídica às comunidades dos
diversos bairros do município de Pelotas e dos municípios atendidos pela Comarca de Pelotas, no ambiente de comunidades católicas, Centros de Referências de Assistência Social, sede de associação de moradores, escolas públicas e outros espaços aptos a receber e promover a atividade. Presta-se a iniciativa a promover o acesso à justiça, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.

Mateus 25:36

Área: Direito

O projeto propõe-se a prestar assessoria jurídica aos familiares de
apenados que cumprem pena no Presídio Regional de Pelotas. Objetivando a promoção da cidadania, a efetivação de direitos e a ampliação do acesso à justiça, a assessoria realizar-se-á no ambiente prisional, no pátio do Presídio, no dia e horário das visitas..

DIREITO NA COMUNIDADE - MATHEUS 25:36

Núcleo de Atendimento aos Portadores de Espectro Autista

DIREITO NA COMUNIDADE - NÚCLEO DE ATENDIMENTO AOS PORTADORES DO ESPECTRO AUTISTA

Área: Direito

O projeto propõe-se a atender pessoas autistas e seus familiares com foco na assessoria jurídica acerca de seus direitos em razão da condição vivenciada. Ademais, o projeto presta-se à divulgação e esclarecimentos acerca dos direitos da pessoa autista.

Núcleo de Boas Práticas – Gestão Empresarial, Tributária, Trabalhista e Previdenciária (GETTP)

Área: Direito

Educar e conscientizar juridicamente, prestando informações, orientações, consultorias extrajudiciais e capacitações acerca das demandas na área de direito empresarial, tributário, trabalhista e previdenciário, aos pequenos negócios do Município de Pelotas e região, já regularizados ou em via de formação e regularização.

Núcleo de Direito e Participação Popular: Campo e Cidade

Área: Direito

O NuDiPP surge como projeto de extensão que busca fomentar, tanto no espaço urbano quanto rural de Pelotas e região, formas associativas e cooperativas para impulsionar a participação popular nas discussões e fomento de políticas públicas considerando as demandas coletivas.

Ao invés de buscar solucionar as demandas somente com a aplicação da lei, o NuDiPP pretende fomentar e capacitar indivíduos das próprias comunidades, organizando-a e assessorando nas demandas jurídicas e técnicas, em um verdadeiro processo de encontro de saberes transdisciplinares. Nesse sentido, o NuDiPP possui como objetivo a assessoria jurídica e formação de grupos associativos e cooperativas nas comunidades hipossuficientes de Pelotas e região, para fortalecimento da participação popular e protagonismo na defesa de direitos difusos e coletivos.

Pacientes Jurídicos

Área: Direito

O projeto realiza atendimento da população hipossuficiente dos bairros Pestano e Sanga Funda. Os atendimentos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde administradas pela UCPEL nos respectivos bairros, visando, com isso, também proporcionar o encaminhamento de demandas judiciais que envolvam o direito à saúde com o respectivo suporte dos profissionais das UBS, sem prejuízo ao encaminhamento de demandas de outra natureza.

DIREITO NA COMUNIDADE – PACIENTES JURÍDICOS

Qualificação das Políticas Penais em Pelotas e na 5a Região Penitenciária do Rio Grande do Sul

DIREITO NA COMUNIDADE - QUALIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS PENAIS EM PELOTAS

Área: Direito

Ações de coleta, organização, análise, interpretação e divulgação de dados sobre a realidade dos serviços penais no âmbito geográfico da 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul. Ações de valorização e qualificação de atores dos serviços penais, em especial servidores penitenciários e conselheiros vinculados aos Conselhos da Comunidade. Ações de assessoria em projetos e eventos que, envolvendo a comunidade, favoreçam ao protagonismo de serviços penais vinculados aos marcos das diretrizes e garantias legais, dos direitos humanos, da cidadania plena e do acesso à justiça.

PROGRAMA Educação com a Comunidade

EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE

Área: Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas

O Programa de Extensão Educação com a Comunidade PEEC, vinculado ao Instituto Superior de Formação Humanística da UCPel, tem por objetivo desenvolver projetos educativos interdisciplinares em espaços de educação formal e não formal. Os projetos do PEEC são desenvolvidos em coautoria com as comunidades, de modo a oportunizar espaços dialógicos entre acadêmicos e sociedade, por meio da troca e reelaboração de saberes. Nossas ações buscam entretecer-se com as Escolas de Educação Básica, Hospital Universitário São Francisco de Paula – HUSFP (Sala de Recreação Terapêutica, Casa da Gestante), Núcleo de Acessibilidade UCPel, ONGs e demais coletivos (movimentos sociais) e Institutos.

PROGRAMA Engenharia integrada à Comunidade

Área: Engenharia Civil

O objetivo geral do Programa é propiciar o desenvolvimento de ações na área de infraestrutura urbana, tanto em nível de projetos como de desenvolvimento de novas tecnologias e materiais, visando atender as demandas das comunidades carentes de nossa região, dentro dos preceitos da sustentabilidade.

ENGENHARIA CIVIL INTEGRADA À COMUNIDADE

PROGRAMA Formação para a Cidadania Ativa e a Transformação Social

PELA CULTURA DOS DIREITOS: CIDADANIA, POLÍTICAS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Área: Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas

O programa pretende articular uma gama de recursos de instituições públicas da área da assistência social, saúde e educação, bem como, usuários, trabalhadores, conselheiros, estudiosos e pesquisadores do amplo campo das políticas sociais para qualificar as ações dirigidas a melhoria da qualidade de vida, de pessoas e coletivos em situação de pobreza e de vulnerabilidade social. Para isso, priorizará a formação e a organização social por meio de tecnologias sociais impulsionadoras de ações transformadoras e emancipatórias, mediadoras da materialização de direitos humanos e sociais.

PROGRAMA Horizontes

Área: Instituto Superior de Formação Humanística

O Programa Horizontes tem por objetivo principal a integração entre acadêmicos e a comunidade, propiciando assim a construção de novos e a troca de saberes, auxiliando os acadêmicos na preparação para o mundo do trabalho com foco no desenvolvimento local e regional. Aliando a teoria e a prática, o Programa contribui para indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, perpassando disciplinas de formação específica dos cursos Filosofia; Teologia; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Direito; Serviço Social; Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Farmácia, estreitando as relações entre a UCPel e a comunidade regional. Através do Projeto Duas Palavras, o Programa possibilitará a reflexão, o debate e o questionamento, permitindo a comunidade acadêmica e em geral dialogar sobre diferentes temas numa perspectiva interdisciplinar e, por se constituir como um espaço de socialização do conhecimento das experiências em cada encontro, o projeto Duas Palavras também propõe aos estudantes dos vários cursos da universidade, o trabalho em equipe, possibilitando a iniciativa, pró-atividade e a visão crítica acerca dos temas abordados (educação, direitos humanos, desigualdade social, meio ambiente, questão racial, justiça). Por meio do Projeto Espiritualidade e Saúde, o Horizontes levará à comunidade em geral, principalmente o tema do Coping religioso e os entrecruzamentos entre a Espiritualidade em sua multiversidade e o a saúde integral. Por meio do projeto Extentio, divulgará científica e amplamente a atividade de extensão realizada pela UCPel, na qualidade de IES Comunitária. Por fim, por seu caráter interdisciplinar, o programa abre espaço para acadêmicos de todos os cursos da UCPel, particularmente no momento propício de Curricularização da Extensão.

HORIZONTES

PROGRAMA InSerÇão – Trilhando Desafios

Área: Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas

Desenvolvimento e inclusão social por meio da criação de modelos de negócios comunitários sustentáveis.

Objetivo: Despertar na comunidade contemplada com o  programa um senso de desenvolvimento coletivo sustentável, focando na responsabilidade social como fator propulsor para a criação de modelos de negócios economicamente viáveis e inclusivos.

Assuntos abordados: Desenvolvimento social, compromisso social, modelos de negócios, planejamento, criatividade, comunicação, planos de negócio e análise de mercado e oportunidades.

PROGRAMA Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas – NESIC/UCPel

Área: Serviço Social

O Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC), é um programa interdisciplinar da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) que há mais de 20 anos está comprometido em construir a extensão como um espaço científico e acadêmico importante, criando vínculos com a comunidade externa.

O programa incuba empreendimentos, cooperativas, grupos informais e demais iniciativas que trabalham sob os princípios da economia solidária, entre eles a Associação Bem da Terra e a Feira Virtual Bem da Terra. O Bem da Terra busca organizar produtores (rurais e urbanos) para produzirem e comercializarem de forma coletiva, bem como os consumidores para adquirirem a um custo menor produtos agroecológicos. A Rede Reciclar, que também é acompanhada pelo NESIC busca acompanhar cooperativas de catadores buscando melhores condições de comercialização. O NESIC também participa de alguns projetos pontuais e assessorias a partir de demandas específicas, além de buscarmos a articulação permanente entre extensão, pesquisa e ensino a partir de elaboração de projetos, cursos, participação em atividades formativas, etc. Por fim, participamos dos Fóruns Microrregional, Regional, Estadual e Nacional de Economia Solidária, da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede ITCPs que congrega mais de 50 universidades), além do Fórum em Defesa da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho de Segurança Alimentar – CONSEA Pelotas.

Unindo esforços para criar as condições para visibilizar e potencializar outras formas de produzir e viver outras economias, o processo de extensão do NESIC consiste em um processo pedagógico, coletivo e democrático, pautado pelos preceitos da economia solidária. Assim, o NESIC expressa uma solidariedade mútua, uma troca de saberes, de conhecimentos acumulados sob condições sociais e históricas diferentes que se mesclam através do diálogo e que se produzem em duas esferas distintas da vida social: a universidade e a comunidade.

NÚCLEO ECONOMIA SOLIDÁRIA E INCUBAÇÃO DE COOPERATIVAS (NESIC)

PROGRAMA Ser Saudável

PROJETO SALVAR

Área: Centro de Ciências da Saúde

Promover atividades de Educação em Saúde às comunidades dos territórios adscritos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com gestão da Universidade Católica de Pelotas e HUSFP incluindo os dispositivos assistenciais existentes nas referidas comunidades tais como: escolas, casas de idosos, instituições que abrigam crianças.

PROGRAMA Sustentabilidade no Habitat Social

Área: Arquitetura e Urbanismo

O Programa tem por objetivo defender a qualidade ambiental da moradia, através da arquitetura e do urbanismo para comunidades carentes, oferecendo, ao mesmo tempo, oportunidade de aprendizado prático aos acadêmicos do curso. Em andamento, a REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL no município do Capão do Leão, e o Projeto desenvolvido em parceria com a Engenharia Civil junto ao SAJ – Serviço de Assistência Judiciária do curso de Direito, que visa a regularização individual de terrenos ocupados irregularmente, através do USUCAPIÃO. O tema da ASSISTÊNCIA TÉCNICA já é um projeto do Programa e segue, com parceria do EFICIOBRA, negócio de impacto social, que trabalha com assistência técnica à habitação de comunidades carentes. O Projeto de IMPLEMENTAÇÃO DAS REDES DE TRABALHO, lançado agora nessa edição do Programa, visa estimular essa forma de atuação em rede com outros defensores da qualidade dos espaços de moradia, e potencializar estudos e pesquisas na área, além de apoiar a defesa de pautas importantes para contribuir na solução da problemática habitacional. Outras ações eventuais referentes à qualificação de espaços de uso coletivo, como o PARQUE D. ANTÔNIO ZATTERA, em parceira com o Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais, também do Núcleo de Extensão do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

SUSTENTABILIDADE NO HABITAT SOCIAL

PROJETOS

ATENÇÃO ODONTOLÓGICA HOSPITALAR

Área: Odontologia

O presente projeto tem como objetivo geral promover a saúde bucal de pacientes internados na Clínica Médica e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HUSFP da UCPEL, possibilitando ao aluno vivenciar experiências diferentes e enriquecedoras do ponto de vista da formação humana e profissional, uma vez que trabalha com saúde bucal, sem perder a visão do paciente integral, permitirá a interação com os demais integrantes da equipe multiprofissional.

ATENÇÃO ODONTOLÓGICA HOSPITALAR

AVALIAÇÃO DA COLONIZAÇÃO DO ESTREPTOCOCO DO GRUPO B EM GESTANTES

AVALIAÇÃO DA COLONIZAÇÃO DO ESTREPTOCOCO DO GRUPO B EM GESTANTES

Área: Centro de Ciências da Saúde

O presente projeto tem por objetivo disponibilizar, facilitando o acesso às gestantes atendidas nas unidades de saúde da UCPel, o exame de identificação da colonização pelo estreptococo do grupo B. O trabalho é desenvolvido diariamente com os alunos que realizarão as coletas e análises em laboratório sob supervisão do coordenador. Para a realização deste exame, as pacientes são encaminhadas após solicitação médica para a coleta e as amostras levadas ao laboratório da universidade para análise. Os resultados são entregues às gestantes para serem orientadas de acordo com o recomendado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Com estas atividades os alunos colocarão em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos cursos, oportunizando a todos um maior contato com a comunidade, aguçando assim o desenvolvimento de projetos de pesquisas nesta área; além de um grande beneficio às gestantes por facilitar o acesso a um exame realizado no próprio local de atendimento do pré-natal. Com essas medidas preventivas, poderão ocorrer uma diminuição da incidência de infecções nos neonatos pelo EGB e reduzindo assim drasticamente os altos custos hospitalares.

Descomplicando a anatomia

Área: Centro de Ciências da Saúde

O objetivo geral deste projeto é a produção de materiais didáticos alternativos físicos e digitais para as área de anatomia e biologia para a comunidade educacional dos mais diversos níveis (educação infantil, fundamental, médio, técnico e superior). Através dele espera-se estimular o pensamento criativo “out of the box” dos extensionistas; promover o processo de investigação e solução de problemas, propiciar vivências capazes de desenvolver aptidões psicossociais essenciais ao mercado de trabalho como falar em público, organização de eventos-técnico científicos e gestão de projetos; e por fim melhorar a organização do acervo do laboratório de morfologia da UCPel bem como disponibilizá-lo em plataforma de livre acesso de modo digital à comunidade.

Descomplicando a Anatomia

Fabricação digital e prototipagem rápida

Área: Arquitetura e Urbanismo

A proposta do projeto consiste na criação de um espaço destinado à fabricação digital e prototipagem rápida, na maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel. A ação está voltada para a fabricação digital de equipamentos de proteção individual (EPIs) para enfrentamento à pandemia de covid-19, maquetes e modelos físicos tridimensionais do patrimônio edificado de Pelotas e de projetos desenvolvidos pelos programas do Núcleo de Extensão em Arquitetura e Urbanismo da UCPel.

Ler o mundo… além dos muros: um Projeto de Formação do leitor literário

Área: Letras EAD

A proposta do projeto é consolidar práticas extensionistas desenvolvidas em segmentos da comunidade local que oportunizem a qualificação da formação acadêmica dos discentes dos Cursos de Licenciaturas, Pedagogia e outros cursos da Universidade Católica de Pelotas.

Médicos de Rua em Pelotas

Área: Centro de Ciências da Saúde

O projeto tem como propósito oferecer educação, prevenção e promoção à saúde de forma integral aos moradores de rua, através de atendimentos multidisciplinares realizados quinzenalmente. As atividades serão realizadas delineando um acolhimento o mais resolutivo possível no dia da ação, e quando necessário, encaminhando os moradores de rua atendidos às Unidades Básicas de Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Como método, o programa será elaborado, proposto e submetido à aprovação junto ao corpo docente atuante nas UBSs vinculadas à instituição de ensino. A partir disso, será criada uma equipe responsável pela coordenação e organização de estratégias de atenção à saúde das pessoas em situação de rua, além de disponibilizar um prontuário de atendimento multiprofissional, com a intenção de haver uma continuidade ao tratamento e cuidados.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF

Área: Ciências Contábeis

“O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF é um projeto de extensão vinculado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desenvolvido em parceria com a Receita Federal (RFB).

Tem a finalidade de promover a prática contábil e fiscal, por meio de atendimentos, visando ao aprimoramento do conhecimento acadêmico, além de prestar assistência aos contribuintes, às micro e pequenas empresas e às sociedades civis sem fins lucrativos.

NAF

O cuidado é o segredo

O CUIDADO É O SEGREDO

Área: Enfermagem

O projeto tem como objetivo identificar indicadores frágeis na promoção e na prevenção de doenças e agravos e realizar através de diferentes atividades para a comunidade pelotense ações que busquem melhoria a estes indicadores. A identificação dos indicadores será a partir de dados da vigilância epidemiológica do município e as atividades realizadas em parceria com a mesma.

PAIC – Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania

Área: Filosofia

O PAIC tem como objetivo principal ser um centro mobilizador de inclusão digital, cidadania, mobilização social e atuação universitária, democratizando a informática para a população que vive em situação de vulnerabilidade social em áreas de abrangência da Arquidiocese de Pelotas.

PAIC - PROJETO DE APOIO DIGITAL E CIDADANIA

Projeto SALVAR

Área: Centro de Ciências da Saúde

Ensino de Suporte Básico de Vida para escolares, sendo ampliado para professores de ensino infantil e fundamental e ainda Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas de Saúde vinculadas à UCPel. a necessidade do uso de mídias sociais, em decorrência da pandemia, poderá atingir toda comunidade.

Quanto custa o seu negócio?

Área: Ciências Contábeis

Promover junto a microempresários e empresários de pequeno porte o autoconhecimento de seu negócio por meio da contabilidade de custos, contribuindo para a gestão eficaz dos recursos da organização e por consequência sua longevidade. O projeto funciona em duas etapas: a primeira de diagnóstico, para conhecer o ciclo operacional da empresa e a segunda de orientação contábil, para auxiliar no controle do negócio.

QUANTO CUSTA O SEU NEGÓCIO?

ReciclAção – A Ação da reciclagem na Saúde Coletiva

Área: Centro de Ciências da Saúde

O projeto ReciclAÇÃO – @reciclacao – é um projeto de extensão da UCPel, organizado e coordenado pela IFMSA Brazil UCPel – @ifmsabrazil_ucpel – e professores do curso de medicina da UCPel – @UCPel.

O projeto tem por ideal promover a cultura da reciclagem na cidade de Pelotas, melhorar as condições de trabalho de quem utiliza a catação como meio de sobrevivência e promover uma assistência em saúde aos catadores e sua família.

Relações Étnico-Raciais na Sociedade Brasileira: “Racismo e Saúde: Diálogos sobre o Racismo Estrutural”

Área: Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas

Propriciar um processo de formação continuada e ações de extensão pautadas com temas relacionados à promoção da igualdade racial a partir do estudo de autores negros em conjunto à realização de oficinas temáticas junto à comunidade acadêmica e Pelotense. Busca-se construir estratégias de combate ao racismo em diferentes setores da sociedade civil organizada e da comunidade escolar , bem como manter na universidade um espaço contínuo de formação teórica e prática sobre as diferenças sociais, étnicas e raciais da sociedade brasileira.

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA: RACISMO E SAÚDE UM DEBATE NECESSÁRIO