18 de março de 2025

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) incentiva os seus alunos a estudar por um semestre letivo, de acordo com cada caso, em uma instituição de Ensino Superior conveniada. 

Os dez editais disponíveis incluem a possibilidade de mobilidade acadêmica na Universidad de La República (UdelaR), em Montevidéu no Uruguai, Universidad de Magdalena (UniMagdalena), em Santa Marta na Colômbia, Universidade de Coimbra, em Coimbra – Portugal, Instituto Politécnico de Tomar (IPT), em Tomar – Portugal, Universidad Católica del Uruguay (UCU), em Montevidéu no Uruguai, Universidade Católica Portuguesa (UCP-BRAGA), em Braga – Portugal, Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Bragança – Portugal, Universidade de Minho (UMinho), em Minho – Portugal e Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Leiria – Portugal.  

As oportunidades são para múltiplos cursos da UCPel e vão desde Enfermagem, Psicologia e Medicina a Jornalismo, Serviços Sociais, cursos de Engenharia, entre outros. Sendo assim, proporcionando aos alunos um semestre cheio de vivências e aprendizados acadêmicos e culturais. 

As inscrições variam de acordo com cada edital, com prazos de término entre março e abril de 2025. 

Bruna Nola, estudante de Enfermagem, está na Universidade de Minho em Portugal e conta que a experiência está sendo enriquecedora. “Encontrei profissionais que confiaram em mim desde o primeiro dia nos estágios, eles me permitiram realizar procedimentos que ainda não havia feito e melhorar cada vez mais”, destaca. Além disso, a aluna salienta que espera poder levar todos os seus aprendizados para o Brasil e proporcionar um atendimento de qualidade para a população até o final da graduação e como futura enfermeira. 

Segundo Juliana Vieira, assistente administrativa do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), diz que a mobilidade acadêmica é uma ferramenta importante para promover a internacionalização da educação superior, enriquecer a experiência educacional dos estudantes e fomentar a colaboração global na pesquisa e no ensino. “Ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma geração de líderes e profissionais preparados para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais interconectado”, destaca. 

Todas as informações, desde requisitos, documentação e inscrições estão disponíveis nos Editais.

Redação Vanessa Ferro