Formar novas redes de cooperação na região. É com esse objetivo que o projeto Redes de Cooperação, vinculado ao Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do governo do Estado, visa aproximar empreendedores de um mesmo segmento para que possam atuar de maneira conjunta.
Atualmente, o projeto está buscando aproximar empresas do setor de Agroindústria, Aves Livres de Gaiola e Moveleira, para que sejam criadas na região redes para esses segmentos, capazes de desenvolver a Zona Sul e fortalecer pequenas e médias empresas.
Até agora, após reunir recentemente mais de 50 empresas da região em um evento no Parque Tecnológico, o projeto conseguiu iniciar a formação das redes de Agroindústrias e de Aves Livres de Gaiola. A rede Moveleira continua em prospecção.
De acordo com a supervisora do projeto, Cristiane Tunes, a formação dessas redes é uma forma mais moderna de organização de pequenas e médias empresas, em que é permitido aproximar empreendedores de um mesmo segmento. “Dessa forma, o projeto possibilita uma atuação conjunta para a superação das fragilidades inerentes às empresas. Ao mesmo tempo, fica mantida a individualidade e autonomia decisória de cada uma”, conta.
O projeto
O Redes de Cooperação é desenvolvido e operacionalizado através de convênios entre o governo do Estado e universidades regionais do Rio Grande do Sul com articulação comunitária em seus territórios de atuação. Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, o projeto tem como objetivo fomentar a cooperação entre empresas, gerando um ambiente que estimule o empreendedorismo e disponibilizando suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das redes.
Redação: Lizandra Vilela