2 de novembro de 2020

O projeto de extensão Relações Étnico-Raciais na Sociedade Brasileira: Racismo e Saúde um Debate Necessário participa no dia 4 de novembro, às 18h, de live do Quartas da Extensão. A transmissão ocorre pelo canal da UCPel no YouTube.

As atividades coordenadas pela professora Carla Ávila tiveram início em 2012, com a realização do primeiro evento Consciência Negra: UCPel Amplia a Sua, que visa discutir as questões étnico-raciais na formação universitária. Em 2013, estruturou-se um grupo de estudos, a fim de ler obras de autores negros e levar os conhecimentos e discussões para comunidade através de oficinas.

Neste formato, o grupo atuou até 2016, com a promoção de encontros em variados locais de Pelotas, além de parcerias com o Movimento Social Negro, Associação de Mulheres da Guabiroba, Conselho da Comunidade Negra e Secretaria Municipal de Cultura. Diversos trabalhos científicos também foram apresentados em congressos e minicursos desenvolvidos no Salão Universitário da UCPel.

Em 2017, ao ingressar como projeto de extensão, adotou o subtema Racismo e Saúde. Atualmente, conta com três bolsistas e segue com as leituras, oficinas, cursos e a realização do evento Consciência Negra UCPel: Amplia a Sua, que se encontra na nona edição.

Na live desta quarta-feira, a coordenadora estará acompanhada dos bolsistas do projeto e egressos que participaram de estudos do livro “Tornar-se negro”, de Neusa Santos Souza. A proposta é apresentar as ações desenvolvidas e oferecer um panorama das perspectivas práticas para o desenvolvimento da transformação social.