17 de novembro de 2021

O Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UCPel participaram nesta quarta-feira (17) da primeira ação do projeto Bairro Empreendedor, na Colônia Z3. A iniciativa, promovida pela Prefeitura com a participação de várias entidades e instituições, visa estimular e descentralizar o empreendedorismo em Pelotas. 

Cerca de 30 moradores do local, acompanharam as orientações repassadas pelos professores do curso de Ciências Contábeis e do projeto de extensão NAF, Graciele Sampaio e Yuri Klug. Eles abordaram como ocorre a formalização de uma empresa na modalidade Microempreendedor Individual (MEI), as vantagens e limitações, bem como, os caminhos para fazer o registro.

De acordo com o coordenador do EDR, Fábio Castro Neves,o trabalho feito na Z-3 é um projeto piloto que será aperfeiçoado e levado a outros bairros da cidade. A UCPel permanecerá atuando no Bairro Empreendedor, sendo o EDR o facilitador da aproximação entre Universidade e comunidade. “Participando deste projeto estamos contribuindo através da difusão de conhecimentos concentrados na academia com desenvolvimento dos empreendimentos e dos seus gestores, estimulando o consumo de produtos e serviços ofertados no bairro por moradores do local” salienta Neves, ao reafirmar a participação das ações extensionistas da Católica.

Nesta primeira edição do projeto, que durou dois dias, também participaram secretarias da Prefeitura de Pelotas, Sicredi, Sebrae, SENAC e SEST/SENAT.

 

Redação: Alessandra Senna