17 de maio de 2022

O projeto Quartas da Extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contará com a participação da professora e consultora educacional, Simone Imperatore. Devido a situação meteorológica desta quarta-feira (18), com a previsão da passagem de um ciclone, o evento on-line será transferido para às 18h do dia 1º de junho. O tema da palestra será Aprender na/pela Extensão. A transmissão ocorre pelo Canal da UCPel no Youtube

No encontro, será tratado o desafio do marco legal vigente, que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior. “Nesse contexto, costumo enfatizar que não existe metodologia mais ativa do que a prática extensionista, ou seja, uma inovação curricular com impacto social”, avalia a docente convidada.

A atividade valerá certificação de duas horas e a inscrição deverá ser feita durante a transmissão.

Curricularização da extensão

De acordo com Simone, a partir da curricularização da extensão, quer seja da universalização de programas e projetos no percurso de formação dos cursos de graduação, os acadêmicos estarão diante de problemas reais. “Na atuação extensionista, os estudantes são desafiados a refletirem sobre a realidade aderente ao seu perfil de formação e a construírem aprendizagens significativas a partir da construção de soluções”, explica.

Para a docente, a universalização de programas e projetos de extensão no percurso de formação dos cursos de graduação proporciona aos acadêmicos o enfrentamento de problemas reais.

Conheça a palestrante

Simone Loureiro Brum Imperatore é doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestra em Desenvolvimento Regional, pós-graduada em cursos nas áreas de gestão e educação, bacharel em Ciências Contábeis e licenciada em Pedagogia. Atua como professora universitária e consultora sênior na educação superior.

Integra a União Latino-americana de Extensão Universitária (ULEU) e o Grupo de Pesquisa Extensión Critica do Clacso. Autora de livros na área de educação e palestrante nacional e internacional com destaque para a obra “Curricularização da Extensão: experiência da articulação extensão-pesquisa-ensino-extensão como potencializadora da produção e aplicação de conhecimentos em contextos reais”. Rio de Janeiro: Gramma, 2019.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101