27 de abril de 2022

A partir de agora Pelotas e a região sul do Estado contam  com um indicador próprio para calcular custos de investimentos imobiliários – o Custo Unitário Básico Região Sul – CUB Região Sul. A pesquisa dos dados regionais, iniciada em 2021, foi lançada nesta quarta-feira (27) e é resultado da parceria entre a Universidade Católica de Pelotas e o Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon/Pelotas). Alunos do curso de Engenharia Civil realizaram os cálculos para construção do índice regional inédito.

O evento foi aberto pela palestra “CUB Regional: perspectivas do setor da construção civil na zona sul do RS”, realizada pelo professor da Engenharia Civil, José Antônio Pedreira, e pelo acadêmico Vinicius Kolmar Bederode. Logo em seguida foi feito o lançamento da planilha com os primeiros resultados do levantamento feito a partir de cinco pilares ligados ao setor: aço, varejo, esquadrias, concreto e construtoras.

Durante discurso, o presidente do Sinduscon, Pedro Amaral, destacou o fortalecimento da parceria entre o setor produtivo da construção civil e a academia. “O projeto do CUB é esse pontapé inicial importante para o envolvimento dos alunos e professores que são desafiados a nos auxiliar a trabalhar na resolução de problemas que temos no nosso setor. É também a oportunidade para a união de  pontas importantes- o ente público, a academia e empresariado”, destacou Amaral.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Marco Antônio Lhullier Moreira, salientou a possibilidade da prática acadêmica ser desenvolvida em um projeto importante para a construção civil gaúcha. Já o pró-reitor Acadêmico, Ezequiel Megiato, destacou a missão da UCPel em “entregar à sociedade profissionais inovadores, capazes de serem agentes de transformação a partir da formação recebida na universidade”, e ainda reafirmou a vocação da Católica de Pelotas como uma instituição presente e atuante na comunidade em que está inserida.

O evento contou, ainda,  com a participação de empresários do ramo da construção civil que auxiliaram na coleta dos dados. Também estiveram presentes o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional, e a secretária municipal de Gestão de Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig.

Confira aqui os primeiros resultados do cálculo do CUB Região Sul.

Redação: Alessandra Senna