30 de maio de 2022

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o perfil de negócio de Pelotas e região, representantes do  Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung) e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) estiveram em Pelotas nesta segunda-feira (30) para apresentar uma nova plataforma de inovação, que busca integrar os setores público, privado e as universidades sem fins lucrativos do Rio Grande do Sul (RS).

O objetivo da visita foi apresentar à Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e representantes de setores público e privado de Pelotas o quanto a plataforma que está sendo desenvolvida poderá potencializar as iniciativas desenvolvidas dentro da UCPel, gerando conhecimento e unindo pesquisadores e empresas da região que buscam soluções de melhoria para os seus negócios. 

Além da visita à UCPel, a comissão cumpriu agenda na Câmara Municipal de Pelotas, se reuniu com secretários do município e também realizou reunião com integrantes da Aliança Pelotas.

Em visita à reitoria, a comissão pode apresentar ao reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, ao chefe de gabinete, Demócrito Francisco Primo dos Santos, e ao coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Fábio Castro Neves, às funcionalidades e objetivos da plataforma. 

Na conversa, o reitor informou à Acafe do quanto, nos últimos anos, a universidade vem passando por transformações e em como, cada vez mais, a UCPel busca cumprir o seu propósito de devolver para a comunidade, em pesquisa, as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos e corpo docente. “Atualmente, há uma sugestão aos orientadores para que sugiram aos seus orientandos a escolha de temas que resolvam os problemas da sociedade”, destacou o reitor. 

Bachettini também destacou do quanto o aumento de oferta para o curso de Medicina da UCPel é resultado de uma construção da universidade, que vem aprimorando a sua estrutura para formar, cada vez mais, acadêmicos preparados para os desafios da profissão. 

Plataforma também foi apresentada a pesquisadores da UCPel

Ainda seguindo a agenda de conversas na universidade, conduzidos pelo coordenador do EDR, a comissão também se reuniu com professores responsáveis por projetos de extensão e ensino da universidade e o setor de comunicação, para apresentar a plataforma e a sua funcionalidade. 

Nesta conversa, participaram os pesquisadores da UCPel Everton Granemann Souza e Adriano de Assis e as pesquisadoras Chiara das Dores do Nascimento, Ana Cristina Kraemer Moraes e Fernanda Nedel. Também estava presente a supervisora de jornalismo do Núcleo de Comunicação e Relacionamento da universidade, Rita Witch. 

Durante o encontro, o consultor Adriano Rodrigues, líder da comissão e do projeto, destacou a importância de manter esse relacionamento junto à academia, para que a plataforma possa alcançar o seu objetivo de integrar e aproximar todas as universidades comunitárias do RS. “Não é possível levar uma ferramenta dessa para a rua sem ouvir os pesquisadores das instituições que fazem parte do Comung”, elucidou Rodrigues.

Ainda de acordo com Rodrigues e Jaira Pupim, secretária executiva da Comung, o objetivo é lançar a plataforma para uso em janeiro de 2023.

Redação: Lizandra Vilela