12 de julho de 2021

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através de seu Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), recebeu nesta semana a visita de representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para falar sobre o tema inovação. Em pauta no encontro, a proposta da criação de uma rede de inovação entre instituições gaúchas e catarinenses, da qual a UCPel passará a fazer parte.

Em recepção montada na sala do EDR no Pelotas Parque Tecnológico, estiveram presentes membros do Escritório, liderados pelo coordenador, professor Ezequiel Megiato, a Pró-Reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Haertel Giusti e os representantes das instituições: Jaira Puppim, secretária executiva da COMUNG e Adriano Rodrigues, da Relação Institucional e Governamental do Sistema ACAFE.

A conversa teve como foco inicial a apresentação das atividades do EDR e, na sequência, detalhou sobre como o tema inovação vem sendo trabalhado no contexto geral da universidade. “Trouxemos à tona o recém criado núcleo de inovação, iniciativa que busca fazer uma articulação entre todas as áreas da UCPel, com atenção especial à pesquisa, e tendo participação do CIEMSUL e de empresas e parceiros externos”, comentou o coordenador do EDR, Professor Ezequiel.

Por sua vez, a ACAFE apresentou suas ideias e a proposta de criação de um ecossistema de inovação entre as universidades comunitárias. A UCPel sinalizou de forma positiva a parceria entre instituições em um  grande ambiente de inovação.

Vivência Acadêmica de Inovação

Uma das ações apresentadas pelo EDR na reunião se trata da implementação de uma disciplina comum de inovação vinculada a todos os cursos da área da saúde e tecnologia da informação. Esta iniciativa é classificada como a primeira grande medida do novo Núcleo de Inovação,  citada por Megiato.

A disciplina, no entanto, será antecipada pela chamada “vivência acadêmica de inovação”. O projeto, com previsão de lançamento para os próximos meses, oportunizará aos alunos discussões e soluções de problemas reais do mercado.

A iniciativa contará com parceria do Hospital Universitário São Francisco de Paula e dos Hospitais Ernesto Dornelles e São Lucas da PUC, ambos de Porto Alegre. Enquanto isso, a disciplina será preparada para entrar no quadro curricular a partir de 2022.

Próximo Encontro

Após a sinalização positiva por parte da Universidade Católica para integrar a rede de inovação, um novo encontro irá dar sequência às tratativas, dessa vez com  a presença dos reitores das instituições envolvidas.

Redação por: Rafael Mirapalheta