18 de março de 2021

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Hospital Ernesto Dornelles (HED), situado na cidade de Porto Alegre, firmaram um acordo voltado ao desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde. O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e a empresa de tecnologia SISQUALIS integram a parceria, que pretende disseminar o uso, o ensino e o treinamento em tecnologia avançada.

Recentemente, o HED realizou o mesmo convênio com a PUCRS. De acordo com o gestor de projetos e inovação do HED, Geraldo Aguiar, o hospital busca parcerias com instituições de ensino de referência, visando gerar soluções que agreguem valor ao atendimento assistencial. “Além de ser a maior escola médica do estado, a UCPel ainda é referência para toda a região sul”, completa.

De acordo com o reitor da UCPel José Carlos Pereira Bachettini Júnior, a instituição administra um importante complexo de saúde na região, com um campus responsável pelo atendimento de 80 especialidades em saúde, um hospital universitário e unidades básicas de saúde (UBS). “Qualidade de pesquisa e inovação com aplicabilidade geram desenvolvimento econômico e bem-estar social. Esta parceria deseja melhorar o acesso à saúde, aperfeiçoar as práticas médicas e potencializar a formação de alunos e profissionais”.

Para o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Ezequiel Megiato, responsável por articular o acordo, a iniciativa resultará ainda em oportunidades de intercâmbio e estágios para ambas as partes. “Pretendemos desenvolver pesquisas em conjunto e voltadas ao benefício dos dois hospitais”, diz.

Para o médico do centro de ensino e pesquisa do HED e da empresa SISQUALIS, Guilherme Sander, a parceria não visa apenas a pesquisa, mas também as novas formas de ensinar. “Partimos com pé direito. Com os cursos de mestrado e doutorado trabalhando em conjunto, certamente bons projetos virão”.

Também participaram da reunião a pró-reitora acadêmica da UCPel, Patrícia Giusti, o diretor de assistência do HUSFP, Edevar Machado, os professores Moema Chatkin, Gabriele Ghisleni, Eduardo Costa, Adenauer Yamin, Adriano Assis, Alexandra Zimpeck e Sérgio Almeida. Pelo HED, participaram Airton Bagatini, Everton Morais, Luis Goulart, Maria Silvino, Ricardo Guterres e Vanessa Lovato.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101