2 de maio de 2021

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com um novo núcleo de pesquisadores voltados à inovação. Ligado ao Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), o grupo será responsável por prospectar, recepcionar e operacionalizar novas ideias e projetos, especialmente, aqueles direcionados para a área da saúde. 

Como primeira atividade, os pesquisadores irão desenvolver pesquisas em parceria com o Hospital Ernesto Dornelles (HED), de Porto Alegre, e o hospital da UCPel, o São Francisco de Paula (HUSFP). “Com a criação do grupo de trabalho, esperamos aumentar o diálogo com pesquisadores, assim como incentivar parcerias entre EDR, HUSFP e empresários”, diz o coordenador do EDR, professor Ezequiel Megiato.    

Conforme Megiato, a ideia da oficialização de um núcleo com o olhar voltado à inovação é antiga, e ganhou força no último ano devido às novas tecnologias da área da saúde. “A parceria com o HED acelerou a necessidade de professores e pesquisadores orientandos direcionarem o olhar para algumas necessidades assistenciais apresentadas no atendimento de saúde”, diz. 

O grupo também contribuirá na articulação entre negócios atuantes no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul), ações extensionistas desenvolvidas pela UCPel e planejamento de uma disciplina sobre inovação voltada para os cursos da área da saúde. 

Integram o grupo de trabalho os professores e pesquisadores Adenauer Yamin, Adriano Assis, Alexandra Zimpeck, Alexandre Barneche, Ana Paula Ardais,  Eduardo Costa, Fábio Neves, Fernanda Nedel, Letícia Menezes, Maristela Bohlke, Natália Lima e Sérgio Almeida.  

Redação: Rita Wicth – MTB 14101