25 de março de 2021

Em mais um ano de pandemia, o projeto de extensão Relações Étnico-Raciais da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) abordará, em encontros semanais, a temática “Saúde e Racismo”. “Esta é a nossa principal questão: de que forma o racismo afeta diferentes setores da saúde. Temos como público-alvo os alunos da área da saúde. Também daremos um curso de formação para comunidade em geral sobre a  pioneira na psicanálise e no estudo de atitudes raciais, Virgínia Bicudo”, comenta a professora e coordenadora do projeto, Carla Ávila. 

Para a acadêmica do quarto semestre de Serviço Social, Aline Duarte, trata-se de um espaço de aprendizagem e troca de saberes, no qual são pautados temas relacionados ao racismo, à branquitude, à saúde da população negra, ao feminismo negro, à interseccionalidade, entre outros. 

“Participei de diversas atividades que me fizeram pensar sobre a realidade da formação da sociedade brasileira, que reflete nas desigualdades que se apresentam nos dias atuais. Tudo isso tem contribuído muito com a minha formação.A experiência de participar de um projeto de extensão nos direciona, como estudantes e futuros profissionais, para uma ação mais propositiva e sensível às diversas questões sociais”, relata.

O projeto, que nasceu no ano de 2003 como um grupo de estudos, tornou-se projeto de extensão em 2017. Esse espaço contribui na formação de acadêmicos de diversas áreas. Os encontros estão ocorrendo de forma remota, nas quintas-feiras, das 17h às 19h, e contam com a participação da comunidade em geral.  

Redação: Bruno Bohn