29 de abril de 2021

No mês de maio, o Quartas da Extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vai abordar ações realizadas na comunidade dentro das áreas do direito, saúde e educação em saúde. Agendadas para os dias 5, 12, 19 e 26 de maio, às lives, transmitidas pelo canal da universidade no Youtube, sempre às 18h, serão apresentadas por professores e bolsistas de programas e projetos de extensão da universidade.

Abre a programação a live o programa Direito na Comunidade, um dos maiores da extensão, formado por nove projetos. Com a oferta de orientação jurídica para distintos públicos, atende pessoas autistas, imigrantes e refugiados, consumidores, familiares de apenados, empresários, cooperativas e associações, assim como pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Na segunda semana de maio, o espaço será do projeto o Cuidado é o Segredo, direcionado a encontrar indicadores que demonstram fragilidades na saúde da população através de dados    da vigilância epidemiológica do município. A partir deles, são criadas ações que promovam melhoria nesses indicadores.

O dia 19 estará agendado para o Programa Ser Saudável. Voltado à promoção de atividades de educação em saúde, atua junto às comunidades que contam com Unidades Básicas de Saúde administradas pela UCPel.

Encerra a programação do Quartas da Extensão no mês de maio o projeto Direito na Rua, que disponibiliza assessoria jurídica para comunidade em situação de vulnerabilidade social. Para voltar a atuar dentro dos bairros, o projeto acertou uma parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Participação

Os encontros do Quartas da Extensão contam com a coordenação do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR). Tem como objetivo integrar os alunos e apresentar os projetos e programas de extensão da UCPel. Cada encontro virtual é aberto para comunidade em geral e, mediante inscrição, concede certificado de uma hora de participação. Mais informações podem ser obtidas através do site https://ucpel.edu.br/quartasdaextensao.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101