31 de maio de 2021

Mais uma rodada de apresentação das ações extensionistas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão programadas para ocorrer em junho, através das lives do Quartas da Extensão. Temas como cidadania, assessoria jurídica para presidiários, práticas na gestão empresarial, tributária, trabalhista e previdenciária, anatomia e prototipagem rápida serão explorados às 18h, pelo Canal da UCPel no Youtube.

Abre a programação, nesta quarta-feira (2), o Programa Formação para a Cidadania Ativa e a Transformação Social. O encontro abordará as atividades sobre a ação integrada em saúde e assistência, cartilha de combate à violência contra a mulher, e cursos destinados ao Núcleo de Educação Permanente do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), entre outros assuntos. 

No dia 9 de junho, o Projeto Mateus 25:36, voltado para auxiliar juridicamente familiares de apenados que cumprem pena no Presídio Regional de Pelotas, vai apresentar as atividades desenvolvidas. A proposta do grupo é de contribuir à promoção da cidadania, efetivação de direitos e a ampliação do acesso à justiça desse público em especial.

Já no dia 16, terá espaço o tema Descomplicando à Anatomia. O projeto de extensão objetiva produzir materiais didáticos alternativos, tanto físicos quanto digitais, na área de anatomia e biologia, direcionados à comunidade educacional dos mais diversos níveis. 

Para o dia 23, será a vez dos integrantes do Núcleo de Boas Práticas – Gestão Empresarial, Tributária, Trabalhista e Previdenciária (GETTP) falar sobre as ações de educar e conscientizar juridicamente. O grupo presta informações, orientações, consultorias extrajudiciais e capacitações acerca das demandas dessa área do direito aos pequenos negócios. 

Encerra a programação de lives do mês de junho, no dia 30, o projeto de extensão em Fabricação Digital e Prototipagem Rápida. Entre as iniciativas do grupo, constam a fabricação digital de equipamentos de proteção individual (EPIs) para enfrentamento à pandemia de covid-19 e maquetes e modelos físicos tridimensionais do patrimônio edificado de Pelotas 

Programe-se

Os encontros do Quartas da Extensão contam com a coordenação do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR). Tem como objetivo integrar os alunos e apresentar os projetos e programas de extensão da UCPel. Cada encontro virtual é aberto para comunidade em geral e, mediante inscrição, concede certificado de uma hora de participação. Mais informações podem ser obtidas através do site https://ucpel.edu.br/quartasdaextensao.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101